ftiráptero - definitie. Wat is ftiráptero
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is ftiráptero - definitie

INSETO ECTOPARASITA
Phthiraptera; Piolhos; Tratamento de Piolhos da Cabeça; Ftiráptero; Ftirápteros
  • Vista dorsal de um macho de ''Pediculus humanus'' var. corporis, notar as cerdas sensoriais, garras, divisões das antenas, comprimento e largura das 6 pernas. O abdome está cheio de sangue ingerido. Foto de 2006.
  • Piolho mastigador bovícola , notar peças bucais.
  • esquerda
  • Garras tarsais de ''Phthirus pubis''
  • esquerda
  • Ovo de ''Pediculus humanus'' em fio de cabelo
  • esquerda
  • esquerda
  • esquerda
  • Exoesqueleto completo de ''Megamenopon rasnitsyni''.<ref name=":20" />
  • Ilustrações do livro "Compreendendo: Mallophaga de pássaros do Panamá, Baja California e Alaska", repare que a cabeça é mais larga que o tórax nesses indivíduos.
  • Esquema de ciclo de vida de um piolho sugador ''P. humanus'' spp.(1-ovo, 2-primeira ninfa , 3-segunda ninfa, 4-terceira ninfa, 5-adulto)
  • ''Phthirus pubis''
  • Prisioneiros de guerra japoneses voltam sob a Operação Nipoff, tomam banho desinfetante para matar piolhos e outras doenças que transportam parasitas antes de embarcar em um navio.

Piolho         
A Ordem Phthiraptera (do grego phthirus=achatado; a=sem; ptera=asas), estabelecida por Haeckel em 1896, é constituída por insetos pequenos, com aproximadamente de 0,5 a 8 mm de comprimento, popularmente conhecidos como piolhos. São ectoparasitas obrigatórios de aves e mamíferos, inclusive marinhos, como focas e leões marinhos, com alta especificidade parasitária: a maioria das espécies ocorre apenas em uma única espécie de hospedeiro.
piolho         
sm (lat pediculu)
1 Entom Inseto ectoparasita, sugador de sangue de vertebrados, inclusive o homem, que pertence à ordem dos Anopluros; impropriamente, este nome se aplica também a outros insetos não hematófagos.
2 Bot Árvore flacurtiácea (Casearia parvifolia).
3 Prego miúdo, usado por sapateiros.
4 Tip Termo de revisão, designativo de pequenos erros deixados escapar na leitura de provas
P.-branco-do-cafeeiro: inseto homóptero que se encontra na raiz do café (Neorhizoecus coffeae)
P.-da-cabeça: sugador de sangue humano (Pediculus humanus capitis)
P.-da-língua: barbilhão vermiforme que nasce sob a língua dos bovídeos
P.-das-abelhas: inseto díptero, comensal das abelhas (Braula coeca)
P.-das-aves: nome comum a ectoparasitas da ordem dos Malófagos; não sugam sangue, mas trituram a descamação da epiderme e das penas das aves
P.-das-virilhas: piolho que vive nos pêlos da região pubiana do corpo humano (Phthirus pubis), também chamado piolho-ladro e chato. P.-de-cacação:Ictiol rêmora
Pl: piolhos-de-cação. P.-de-cobra: a) o mesmo que milípede; b) artigo longo de jornal; c) conversa ou discurso interminável
P. de galinha: a) nome de um acarino que vive no corpo das galinhas (Liponyssus bursa); b) nome também de um inseto malófago como o piolho-das-aves; ao primeiro também chamam de pixilinga. P.-de-são-josé: inseto coccídeo que ataca numerosas plantas frutíferas (Quadraspidiotus perniciosus)
P.-de-urubu: inseto himenóptero (Monedula signata)
P.-do-corpo: sugador de sangue, que se encontra no corpo e nas roupas do homem (Pediculus humanus humanus)
P.-dos-doentes: o mesmo que piolho-do-corpo. P.-dos-peixes: pequeno crustáceo que vive nas guelras dos peixes
P.-dos-vegetais: nome comum (mas não correto) dos insetos que constituem a família dos Coccídeos
P.-ladro: o mesmo que piolho-das-virilhas. P.-mastigador: inseto da ordem dos Malófagos que vive nas penas das aves e nos mamíferos, e se alimenta de escamas epidérmicas, pêlos ou de excreções da pele
Pl: piolhos-mastigadores. P.-sugador: inseto da ordem dos Anopluros, que se alimenta de sangue
Pl: piolhos-sugadores.
Piolho         
m.
Insecto parasita, de que há várias espécies, sendo a principal o piolho da cabeça, ("pediculus capitis").
Arvore esmilácea do Brasil.
Açor.
"Chuva de piolho", o mesmo que "neblina".
(Do lat. hip. "peduculus")

Wikipedia

Piolho

A Ordem Phthiraptera (do grego phthirus=achatado; a=sem; ptera=asas), estabelecida por Haeckel em 1896, é constituída por insetos pequenos, com aproximadamente de 0,5 a 8 mm de comprimento, popularmente conhecidos como piolhos. São ectoparasitas obrigatórios de aves e mamíferos, inclusive marinhos, como focas e leões marinhos, com alta especificidade parasitária: a maioria das espécies ocorre apenas em uma única espécie de hospedeiro. Há cerca de 5000 espécies no mundo, sendo que apenas 20 ou 30 apresentam importância econômica relevante. São distribuídos em quatro subordens: Amblycera, Ischnocera, Rhyncophthirina e Anoplura.

Os piolhos possuem corpo achatado dorsoventralmente, pernas robustas e garras que agarram firmemente os pelos, cabelos ou penas, são desprovidos de ocelos e asas (são secundariamente ápteros) e a coloração do corpo varia de bege claro a cinza escuro, mas eles podem ficar mais escuros após se alimentarem. Os olhos, rudimentares, e palpos maxilares podem estar presentes ou ausentes e as antenas têm de três a cinco artículos dependendo das subordens.São apterigotos, dióicos e hemimetábolos, o que significa que do ovo eclode uma ninfa, fase juvenil muito semelhante ao adulto que passará por mudas antes de chegar à fase adulta.

Os piolhos são muito dependentes da temperatura e umidade próximas da pele hospedeira, sendo às vezes restritos a parasitar determinadas regiões do corpo. Tanto os piolhos das aves, quanto dos mamíferos não vivem muito tempo fora do corpo do seu hospedeiro ou após a morte desse, já que o calor do corpo do animal parasitado é indispensável à sua sobrevivência, o que dificulta seu cultivo in vitro.

Eles podem ser exclusivamente hematófagos, como os anopluros, ou se alimentarem de penas, descamações, secreções, sangue exposto no hospedeiro (machucados por exemplo), outros artópodes, como, ácaros, ou suas próprias exúvias.

Os piolhos de humanos, do gênero Pediculus, conhecidos no Brasil como muquirana, mucana, piolho da cabeça e do corpo, e do gênero Phthirus, chato ou piolho-caranguejo, são da subordem Anoplura. São cosmopolitas, ou seja, estão presentes em todos os continentes, e são importantes vetores de doenças como o tifo, febre recorrente e febre da trincheira. Há cerca de 900 espécies deste inseto no Brasil.

Os piolhos mastigadores, pertencentes às outras três subordens, são pragas importantes de animais domésticos e de interesse econômico, especialmente aves, cachorros, gado, cavalos e porcos, causando irritação, inquietação e feridas na pele, o que leva a comportamentos de má alimentação, diminuindo o ganho de peso e produção de leite e ovos. O controle dos piolhos é feito pelo uso de pesticidas.